PROCLAMANDO A VOLTA DO SENHOR JESUS!




"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida” -Apocalipse 22:17



sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Itai segue a Davi



II Samuel 15: 19-22


            INTRODUÇÃO

            Uma das experiências mais amargas e duras de suportar, vividas por Davi, foi quando seu próprio filho Absalão se rebelou contra ele, para tomar-lhe o trono de Israel. Diante da situação, Davi preferiu sair de  Jerusalém e exilar-se no deserto, deixando tudo para trás. Ele não queria enfrentar seu filho, pois o amava, apesar de tudo, e não queria seu mal.

            A Palavra narra de forma profundamente triste, como Davi, completamente humilhado, deixa para trás sua casa, seu trono, seus servos e suas mulheres, juntamente com alguns de seus valentes. Toda a terra chorava a grandes vozes, enquanto Davi e seus homens passavam o ribeiro de Cedron a caminho do deserto - II Sm 15: 23.


            DESENVOLVIMENTO

            No meio daqueles que seguiam a Davi e demonstravam fidelidade, estava um homem que não era judeu, mas um geteu de Gate, cidade dos filisteus, chamado Itai. Este homem que não pertencia ao povo de Davi, a nenhuma das tribos de Israel, voltou seu coração para o rei e o seguiu, juntamente com todos os seus  homens, mulheres e crianças; numa hora em que a maioria das pessoas haviam abandonado o rei na sua humilhação.

            Quando Davi o viu, interrogou-o acerca dos motivos que o levaram a tomar aquela atitude de segui-lo, e o exortou a retroceder e voltar para sua cidade e para seu povo. Davi também chamou a atenção de Itai para a dureza da sua caminhada e para os riscos que correria qualquer homem que quisesse segui-lo, pois Absalão não pouparia os que se aliassem a ele. No entanto, Itai respondeu ao rei Davi: “Vive o Senhor, e vive o rei meu senhor, que no lugar em que estiver o rei meu senhor, seja para morte seja para vida, aí certamente estará também o teu servidor”. Diante disso, Davi entendeu a posição definida de Itai, e o convidou a passar adiante, para que tomasse parte daquele grupo de servos fiéis que, de coração sincero e voluntário, permaneceram juntos com o rei, compartilhando dos sofrimentos, desprezo e humilhações que ele estava passando e vivendo.

            Itai, cujo nome significa “Arador”, representa o homem, o estrangeiro indigno, que olha para o Senhor Jesus e sente, entende e se constrange com tudo que Ele tem sofrido por parte deste mundo. Mesmo sendo Rei, Jesus foi humilhado e rejeitado pelos que amou e por quem deu a sua vida. Itai é tipo do homem que se coloca diante do Senhor, com o coração aberto e pronto para servi-lo, disposto a enfrentar as provas e as consequências da aliança que fez com Ele, sem se importar com o que vão pensar e dizer seus parentes e amigos, pronto a sofrer os perigos e ataques do inimigo, e suportando as humilhações que sofrem todos aqueles que se identificam com o Senhor Jesus.

            Existe uma série de barreiras que tentam impedir que nos aproximemos do Senhor, mas quando elas são superadas e nós confessamos que realmente queremos estar onde o Senhor estiver, para serví-lo e amá-lo, então Ele nos recebe e aos que conosco estão - nossa família - para que passemos adiante e nos acheguemos a Ele - Josué 24: 15. Muitos nesta hora têm abandonado ao Senhor, porque não suportam as provas enfrentadas por aqueles que o seguem. Não suportam o desprezo da família e dos amigos, não querem se comprometer com alguém que tem sido tão rejeitado e criticado e não querem perder seu “precioso tempo” ocupando-o com aquilo que é do interesse do Senhor e da sua Obra.

            CONCLUSÃO
           
            Davi era um homem que estava praticamente sendo enxotado de Jerusalém, rejeitado pelo povo por quem lutou por muitos anos, de modo que era necessário muita coragem para seguir um homem nestas circunstâncias. Era preciso disposição para sofrer as mesmas lutas que ele, e Itai deixou sua gente, sua terra  e seus próprios interesses, além de rejeitar servir a Absalão, para estar ao lado de Davi, o verdadeiro rei.

            O Senhor Jesus busca servos fiéis, que estejam ao seu lado em todas as situações, mesmo que esses servos sejam indignos e estrangeiros. Da mesma forma que aconteceu com Itai, que foi colocado como comandante de um terço dos homens de Davi e juntamente com os outros valentes, conduziu o rei à vitória, lutando como bom “arador”, sem olhar para trás, assim acontecerá com todos aqueles que enfrentarem a luta e se colocarem ao lado do Senhor, quando Ele voltar vitorioso e glorificado, para destruir todos os seus inimigos que o desprezaram e o maltrataram, pois reinarão com Ele por toda a eternidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).

SOCIAL MEDIA


Wallace Oliveira Cruz

MARCADORES