Amor Fraternal

20:43 0 Comments A+ a-


Num livro que desafia todo cristão a ser santo como servo e imitador de Jesus Cristo, encontramos uma ênfase especial no amor fraternal. A primeira carta de Pedro destaca vários atributos importantes do amor entre irmãos: [As citações neste artigo que não incluem o nome do livro são de 1 Pedro] 

1. É de coração (1:22). Este amor não é apenas “da boca para fora”. É uma genuína preocupação com os irmãos. 

2. É ardente (1:22) e intenso (4:8). O verdadeiro servo do Senhor ama com fervor. 

3. Trata os irmãos como amigos (3:8-11). Este amor se manifesta na compaixão, misericórdia e humildade. Jamais procura a vingança, e não usa a língua para falar mal. O amor fraternal busca a paz. 

4Cobre os pecados dos outros (4:8). A mesma expressão em Tiago 5:19-20 explica o sentido desta linguagem. O amor não minimiza os pecados, nem passa a mão na cabeça do pecador. O verdadeiro amor corrige o pecador para ajudá-lo a se arrepender e voltar para o Senhor. Os pecados perdoados são cobertos e não voltarão para condenar o pecador resgatado.

5. Demonstra a hospitalidade e se dedica no serviço aos outros (4:9-10). O próprio Jesus veio para servir, não para ser servido (Mateus 20:28). Devemos imitar a mesma atitude de serviço humilde. 

6. Saúda os irmãos com amor (5:14). O cumprimento entre irmãos reflete o amor mútuo que existe na família de Deus.
Todos os que buscam a santificação como discípulos de Jesus devem demonstrar “o amor fraternal não fingido”, amando “uns aos outros ardentemente” (1:22). 

Fonte: Estudos da Bíblia