PROCLAMANDO A VOLTA DO SENHOR JESUS!




"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida” -Apocalipse 22:17



sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

EU VOS ESCREVI...
Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
1 João 2:14
Introdução:
Ao longo da Palavra, o SENHOR recrutou e preparou diversos Jovens (mancebos) para executarem a sua Obra.
O texto lido mostra que o nosso DEUS, através do seu ESPÍRITO, conhece bem (Onisciência) aqueles com os quais Ele se relaciona, especialmente os seus jovens, dirigindo-se a essa classe através de uma carta viva e sempre atual (vos escrevi): sua Palavra.
Dentro desse aspecto, o SENHOR justifica o motivo (o porquê) pelo qual Ele se dirige a essa classe, apontando 03 (três) aspectos, desenvolvidos a seguir:
1- Sois Fortes
Os jovens do SENHOR são valorosos e fortalecidos pelo SENHOR. Mesmo em momentos difíceis, são capazes de tirar forças da fraqueza através da fé (ver Hebreus 11:33,34).
Essa força não é exterior, corporal ou física, mas baseia-se numa experiência real com o ESPÍRITO SANTO.
Essa força do ESPÍRITO SANTO é extremamente necessária, pois a vida dos jovens é composta de diversos desafios: Espirituais, seculares (profissionais/estudantis) e sentimentais.
Ainda que tenhamos diversas necessidades, há um DEUS Todo-Poderoso (Onipotente) que é a nossa Força. E bendito seja DEUS pois sua Força é Ilimitada, Infinita...
O jovem (servo) possui essa Força Eterna e Imensurável dentro de si, a qual vem da Eternidade, atinge sua alma e o conduz para a Eternidade com segurança, fazendo-o superar todos os desafios.
A Força do jovem (servo) reside no fato dele ter descoberto o Segredo (Revelação) do SENHOR. Isso o torna um Servo Forte, Valoroso, tal qual Gideão:
Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; 
porventura não te enviei eu? – Juízes 6:14
Outro exemplo a ser lembrado é o de Daniel: Reinos se enfraqueceram e passaram (Babilônico, Medo/Persa), mas Daniel foi sustentado e se fortalecia no SENHOR, permanecendo firme no seu DEUS.
E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino. 
E Daniel permaneceu até ao primeiro ano do rei Ciro.
  - Daniel 1:20-21
Finalizado este 1º aspecto, lembremos que as orientações estabelecidas pelo SENHOR (madrugadas, consagrações, cultos, etc) têm como objetivo fortalecer o Jovem e impedir que ele esteja vulnerável aos ataques do inimigo.
Pode um jovem vencer se não estiver fortalecido no SENHOR?
Nota 1: A ênfase neste 1º aspecto é o ESPÍRITO SANTO.
2- A Palavra de DEUS está em vós
Dentro dos 03 aspectos citados no texto, este (A Palavra de DEUS) ocupa a posição central (meio). Isso porque a Palavra de DEUS precisa ser o centro na vida de cada um dos servos do SENHOR.
Falamos a princípio que o SENHOR conhece os seus jovens. Não há dúvidas acerca disso.
Mas os jovens conhecem o SENHOR? Conhecem as suas ordenanças e padrões divinos? Se o jovem não ler e mergulhar na Palavra, ele nunca poderá conhecer perfeitamente o seu DEUS e estará sujeito aos padrões mundanos/seculares.
Somente a Palavra de DEUS é capaz de abrir os olhos, trazer discernimento ao jovem, frente às mais diversas situações.
Existem muitos livros (literaturas), mas qual delas está dentro da mente do jovem? Qual é o seu livro mais querido? Quando o texto diz: “A Palavra de DEUS está em vós”, infere-se que a mesma faz parte (está dentro) da vida, do coração e da mente do jovem.
Quando isso ocorre, torna-se real o versículo que diz:
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. - Salmos 119:11
Ao esconder (preservar/guardar) a Palavra dentro do seu coração, o jovem tem acesso aos padrões e mandamentos Divinos, os quais ele deverá seguir para ser vitorioso em todos os campos da sua vida, sempre em consonância com a vontade do SENHOR.
Enfim, lembramos que neste mês (Abril/13), o SENHOR deu como tema um versículo que enfatiza a relação entre os jovens e a Palavra de DEUS.
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. - Salmos 119:9
O versículo acima faz uma ligação indissociável (inseparável) entre os verbos Purificar e Observar: O jovem apenas alcançará a purificação (santificação) em seu caminho (projetos e planos de vida) se observar (estar atento/praticar/viver) a Palavra de DEUS em cada um de seus atos.
Nota 2: A ênfase neste 2º aspecto é o PAI, pois a Palavra veio de DEUS (Pai).
3- Já vencestes o maligno
Este 3º e último aspecto trata acerca de uma conclusão maravilhosa para o jovem que se fortaleceu no SENHOR e amou a Palavra de DEUSEle já é um VENCEDOR.
O texto aborda o verbo “vencer” no passado (Já vencestes): Não há dúvidas em nossas vitórias, somos um exército que entra no campo de batalha já com a vitória garantida, já celebrando/glorificando o nosso General (O SENHOR dos Exércitos, o Rei da Glória), com um brado de fé.
Diante de tal afirmativa bíblica, o jovem que entregou sua vida nas mãos do SENHOR é vitorioso em todos os campos de sua vida, pois o SENHOR vence as suas batalhas.
O maligno está sutilmente agindo neste mundo (todo o mundo está no maligno- 1 João 5:19), mas o servo de DEUS não será enganado e muito menos vencido, porque Ele tem uma arma poderosa, descrita no Apocalipse:
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; - Apocalipse 12:11
Por isso, o Jovem valoriza o Poder do Sangue de JESUS. Esse Sangue Poderoso é a Fonte (causa) de todas as nossas Vitórias. Não subsistirá diante de nós nenhum inimigo, nenhum laço do maligno, pois já vencemos pelo Poder do Sangue de JESUS.
Não importa o local ou o horário, quando Clamamos pelo Sangue de JESUS, DEUS se faz presente para confirmar a vitória em nossa vida (Onipresença)
Nota 3: A ênfase neste 3º aspecto é o Filho, pois ele voluntariamente se entregou, derramando seu Sangue Inocente e Precioso.
Conclusão:
A experiência do Jovem é com a TRINDADE, com um Projeto firme/estável sustentado pelo DEUS TRIUNO.
É por isso que DEUS não se envergonha dos seus servos e se dirige a Eles com o seu terno amor de Pai: Eu vos escrevi...
Esse é o cuidado do SENHOR. Ele nunca deixa de orientar aqueles que buscam sua direção. Ele está atento.
Diariamente, DEUS tem escrito cartas para seus jovens (eu vos escrevi, jovens...) e enviado essas cartas através de seus mensageiros (anjos). No culto, temos a oportunidade de abrir o envelope (após o clamor pelo Sangue de JESUS) e ter acesso à mensagem de DEUS para nossa vida.
Toda a vontade de DEUS para nós está gravada (registrada/escrita) firmemente sobre a Rocha (JESUS) na qual nos apoiamos. JESUS é o Nosso Maior e Melhor Exemplo de Vida!
O grande privilégio do Jovem da Obra do Espírito Santo é este: Ele tem ciência e vive a Vontade do SENHOR registrada para sua vida. Por isso, nossos jovens são vitoriosos no SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).

SOCIAL MEDIA


Wallace Oliveira Cruz

MARCADORES