PROCLAMANDO A VOLTA DO SENHOR JESUS!




"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida” -Apocalipse 22:17



quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Ana, por que choras?


I Samuel 1: 8

            INTRODUÇÃO

            A Palavra fala a respeito de um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, de nome Elcana, o qual todos os anos subia com sua família a Siló para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor Deus dos Exércitos.

             Elcana tinha duas mulheres; uma se chamava Penina e a outra Ana. No dia em que Elcana oferecia sacrifício, dava porções dele a Penina e a todos os seus filhos, mas para Ana, ele sempre separava uma porção dobrada, porque a amava. No entanto, Ana não se sentia feliz, pois ela era estéril e não podia gerar filhos. Por causa disso, Penina a irritava em demasia, aumentando mais e mais a sua infelicidade. Todas as vezes que subiam a Siló, ano após ano, acontecia isso. 

            Apesar de tudo que seu marido lhe fazia, Ana não comia; ela chorava o tempo todo e se lamentava. Ela não olhava para o que tinha recebido de Elcana; seu amor e a forma como a tratava, mas só se lamentava e só olhava para aquilo que não tinha, que era um filho. Elcana significa “Possessão de Deus”, e Ana quer dizer “Graça”.

            DESENVOLVIMENTO

            Existem muitas pessoas que estão na Obra hoje em dia, e que têm agido da mesma forma que Ana. O amor e a graça de Deus têm sido derramados nas suas vidas a todo momento, mas elas não percebem isso, não atentam para o que o Senhor tem lhes dado - a salvação, a vida eterna, os livramentos, as revelações, o sustento, etc. - e só vivem se lamentando e chorando.
           
            As pessoas que vivem assim, só olham para suas dificuldades e problemas; as suas lutas ocupam seus pensamentos e o seu coração o tempo todo, por isso vivem angustiadas. Quando vão ao culto não se libertam através do clamor pelo Sangue de Jesus, não glorificam ao Senhor e não se alimentam da Palavra Revelada. No final do culto sempre procuram o pastor ou os diáconos para falar dos mesmos problemas, para chorar e se lamentar. Os cultos não têm nenhum objetivo para elas, pois não tomam posse do clamor e da libertação que há no Sangue de Jesus, e também da vitória que é proclamada em cada culto.

            Davi foi um homem de grandes lutas na sua vida; ele enfrentou de tudo na sua caminhada, no entanto, ele escreveu no Salmo 103: “Bendize ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios...”

            Elcana tipifica o Senhor Jesus, e Ele pergunta a esses servos, a mesma coisa que Elcana perguntou à sua mulher Ana:

Por que choras? - A Bíblia diz que a “alegria do Senhor é a nossa força”. Se nós buscarmos nos alegrar no Senhor, seremos fortalecidos pelo espírito Santo. As lutas existem, mas o mergulhar em depressão e tristezas não vai ajudar em nada, só vai piorar a situação.

Por que não comes? - O nosso alimento é a Palavra Revelada e se a pessoa não se alimentar dela, por estar triste e abatido, vai terminar definhando e morrendo. Em todas as situações devemos buscar o fortalecimento da nossa fé através da Palavra de Deus, pois ela é quem nos mantém vivos espiritualmente. A Palavra na letra é a porção que muitos têm recebido, mas o Senhor tem nos dado porção dobrada, que é a Palavra que está além da letra - a Palavra revelada.

Por que estás de coração triste? - O coração do homem é enganoso, quem o conhecerá? Diz a Palavra. Nunca devemos nortear nossa vida pelos sentimentos do nosso coração, pois muitas vezes o mal e a tristeza se abrigam no seu interior, nos levando a viver uma situação aparente e irreal,  não permitindo que enxerguemos a verdade e o bem que o Senhor tem nos feito.

Não te sou eu melhor do que dez filhos? - Ana tinha tudo, mas só olhava para aquilo que lhe faltava. Muitos servos também têm agido assim; não reconhecendo o quanto são abençoados pelo Senhor, e só contemplam sua lutas e aquilo que lhes está faltando. Isso leva à ilusão de que Deus não as ama e se esqueceu delas. É importante atentar para a oração profeta Habacuque.

            CONCLUSÃO

            A Palavra diz: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará o desejo do teu coração”.

            Naquela situação Ana estava caída e prostrada; mas quando deu ouvidos às palavras de Elcana, ela se levantou, comeu e bebeu e depois orou ao Senhor. A partir daí, sua vida começou a mudar, e no lugar da angústia surgiu a alegria, pois o Senhor respondeu às suas súplicas e aquilo que ela tanto almejava lhe foi concedido.

            Ana pôde então entender, que tudo que estava passando era uma forma de o Senhor operar uma grande bênção na sua vida. É necessário ouvirmos a Palavra do Senhor e obedecê-la, porque somente a partir daí, é que vamos alcançar a vitória.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).

SOCIAL MEDIA


Wallace Oliveira Cruz

MARCADORES