PROCLAMANDO A VOLTA DO SENHOR JESUS!




"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida” -Apocalipse 22:17



domingo, 27 de novembro de 2016

Alegrai-vos comigo



Lucas 15:8-10       -          “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”
           
1 - INTRODUÇÃO

O capitulo 15 de Lucas é o relato de uma série de três parábolas, todas falando de perdas.
A primeira perda foi de uma ovelha, num rebanho de cem.
A segunda de uma dracma, num conjunto de dez.
A terceira de um filho quando o pai possuía dois.
A nós interessa apreciarmos o segundo caso das três parábolas, que fala de perda, e de alegria quando foi achado o perdido.

2 - A DRACMA PERDIDA

Chama-nos a atenção o fato da perda e da valorização do que se perdeu. Evidente é que, se não valoriza a perda, também não se vai em busca do que se perdeu.
A dracma pertencia a um conjunto que formava um valor e a perda de uma danificava o conjunto,  que poderia ser uma tiara na testa usada pelas mulheres. Para achá-la, teria que  buscar com candeia acesa, varrer a casa, buscar diligentemente.

3 - A DILIGÊNCIA NA BUSCA

Cantares 3:1  “  De noite busquei  em minha cama aquele a quem ama minha alma, busquei-o e não o achei. “

Uma busca sem objetivo. Não foi diligente. Na cama, no comodismo, não se encontra o perdido.
Interessante é observar que ela perdeu dentro de casa, não na rua ou outro lugar. Dentro de casa fala da intimidade, quando os de fora não podem ver. Cada dia a vida espiritual vai esfriando até perda total.
A mulher fala da igreja que recebeu do Senhor, tudo: a bênção de salvação, batismo com Espírito Santo e com isto todas as bênçãos advindas ( dons, frutos, ministérios, palavra revelada etc).
Com o correr dos anos, foi se afastando do poder, do fogo, do óleo, e ficou com a candeia apagada. Passou a viver só da água  da salvação.
As bodas em Caná, iniciaram com o vinho depois acabou-se o vinho, tudo dentro de casa, só havia água. Buscaram a Jesus e ele trouxe de volta o vinho e vinho muito bom, melhor que o primeiro, para alegrar a festa.

4 - A ALEGRIA DO ENCONTRO

Um dia a mulher descobriu a falta da dracma preciosa, o batismo com o Espírito Santo. Acendeu a Candeia, agora sim com a candeia acesa, com óleo produzindo luz, seu inteiro iluminado a candeia mostrava a ela que a busca era com a candeia acesa, casa limpa tudo agora pela luz da candeia. Agora chama as amigas, os íntimos , proclama a bênção do Espírito Santo, de tudo que Ele, o Espírito, pode fazer, alegrar as vidas tristes, dar os tesouros da Palavra e os vizinhos podem agora também participar do achado. Podem ver pelo efeito, há luz a candeia está acesa, tudo esta em condições de ser visto.
Quem aponta o interior de nossas casas? Quem discerne o caminhar? Quem toca no íntimo? Quem corrige os erros? Só o Espírito Santo. É a bênção da candeia acesa.

5 - CONCLUSÃO

Com a candeia acesa, a igreja no Espírito está em condições de chamar os que estão ao seu redor, os vizinhos porque a dracma está de volta, completando a perfeita obra de Deus e preparando a igreja para a grande festa, seu encontro com Jesus, o Noivo Amado. Anunciar com alegria as bênçãos do Senhor é papel da igreja com candeia acesa.


                    Mateus 5:16 - “Para que brilhe a vossa luz diante dos homens... e glorifiquem vosso Pai que está no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).

SOCIAL MEDIA


Wallace Oliveira Cruz

MARCADORES