O Vale de Baca

01:00 0 Comments A+ a-



Texto: Salmos 84:5-7

 “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.

 O salmo 84 é caracterizado com o cântico dos degraus. Os Cânticos dos degraus são assim chamados, pois estes eram entoados pelo povo de Israel quando subia a Jerusalém. Vemos neste salmo o projeto de resgate do homem e a sua trajetória de volta para a casa do Pai. 

Vale de Baca – tem dois significados:“lágrimas” e “árvores de bálsamo”

O vale de Baca fala do sacrifício de Jesus. Para Jesus, o vale representou lágrimas, angustia e sofrimento. Para nós, este vale(Bálsamo) representa cura, refrigério, consolo.

 Um detalhe: o processo de extração do bálsamo é muito parecido com o da seringueira. Fere-se a árvore e colhe-se a seiva para produzir o bálsamo. Assim, Jesus foi ferido para que pudéssemos, através de seu sangue, ser purificados dos nossos pecados.

 Chuva enche os tanques – é o segundo passo. Quando conhecemos Jesus, tivemos uma experiência de salvação, o Espírito Santo é derramado sobre nós como selo desta salvação. É o batismo com Espírito Santo que enche os nossos corações.

 Indo de força em força – processo de santificação do homem. A partir deste momento, o homem rejeita o seu velho “eu”, os pecados de outrora, a sua razão e vontade. Ele passa a viver uma nova vida, uma nova caminhada. De força em força, a cada dia. Esta força não é nossa, mas o Espírito Santo está conosco, nos orientando, nos dando toda a direção.

 Em Sião aparece diante de Deus – sem santificação o homem não verá a Deus. Fala do momento especial que a igreja tanto anseia: o encontro com o Senhor, as bodas do Cordeiro. A igreja será arrebatada e estará com o Senhor na eternidade.

 Nós podemos dizer que somos bem-aventurados, somos muito felizes. Sabemos que a nossa força vem do Senhor, que nos conduz, nos capacita nesta caminhada. Em nossos corações estão os caminhos aplanados: Jesus, o caminho direito, certo, que conduz o homem de volta a casa do Pai.

Diácono Josenilson

AVISO: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).