O Senhor enviou uma palavra a Jacó...

01:00 0 Comments A+ a-


Isaías 9: 8


            INTRODUÇÃO

O nome de Jacó significa “suplantador, enganador”. Ele era irmão de Esaú e filho de Isaque. Jacó nasceu agarrado no tornozelo de Esaú, como que querendo tirar alguma coisa dele. Mais tarde o vemos enganando ao seu irmão por duas vezes, tomando dele o direito que tinha à primogenitura, e recebendo a bênção de seu pai, em seu lugar. Mesmo não sendo o primogênito, Jacó terminou tomando esse direito de seu irmão.


            DESENVOLVIMENTO

Essas atitudes de Jacó, fazem jus ao seu nome. Ele aqui tipifica o homem natural e caído, que vive no pecado e é capaz de tudo para alcançar seus objetivos, mesmo que isso implique no prejuízo dos outros. Os métodos usados pelo homem natural, para obter aquilo que seu coração deseja, muitas vezes incluem a mentira e o suborno, independendo de sua classe social ou de sua cultura. O homem sem Deus é capaz de coisas inacreditáveis para concretizar seus projetos. Ainda que tenha bens materiais, lhe falta a Salvação e a vida eterna, razão pela qual seu coração é vazio e angustiado.

Por causa desta situação vivida por Jacó - homem natural e sem Deus - é que o Senhor lhe enviou uma Palavra. Esta Palavra que foi enviada, é o próprio Senhor Jesus, pois Ele é a Palavra de Deus, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, para nos transformar e dar Salvação.

De fato, após enganar Esaú, Jacó teve que fugir para a terra de seus antepassados, e no caminho para essas terras e ao chegar nela, ele passou por várias experiências com o Senhor. Nesse período de 20 anos, a Palavra do Senhor caiu no coração de Jacó, consolidando a Obra de transformação de sua vida, quando atravessou o vau do rio Jaboque, para se encontrar com seu irmão Esaú. Nesta travessia, Jacó lutou com o anjo do Senhor e pediu que lhe abençoasse. Foi neste momento que o anjo lhe disse: “Não te chamarás mais Jacó, e sim Israel” - Aquele que luta com Deus e os homens e prevalece. Quando Deus, através do seu Espírito Santo, revela Jesus ao coração do pecador, sua Palavra brilha (luz, revelação) no seu coração, mudando sua natureza e lhe concedendo o novo nascimento. Desta forma Jacó se transforma em Israel.


            CONCLUSÃO

Deus tratou com Jacó de tal maneira, que sua antiga natureza e sua vida, foram totalmente transformadas. O Senhor mostrou que, a partir daquele momento, estaria lhe dando vitória em tudo, e que ele não precisaria lançar mão de seus antigos métodos para agir.

É isso que Deus deseja fazer na vida de cada homem. Por isso Ele enviou sua Palavra (Jesus) a Jacó (homem caído), e ela caiu (brilhou, no original) em Israel (novo homem), no seu coração, transformando sua vida.

AVISO: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).