PROCLAMANDO A VOLTA DO SENHOR JESUS!




"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida” -Apocalipse 22:17



domingo, 28 de agosto de 2016

Uma ocasião, duas escolhas


Rute 1 : 14 “Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar: e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.” 
Na nossa vida, nos apegamos a muitas coisas. Existem situações que ilustram isto com muita clareza: 
1 – Ás vezes o homem se apega ao lugar onde nasceu ou foi criado. Um exemplo bem claro disto é que ás vezes as pessoas perdem boas oportunidades profissionais, por gostarem da cidade, do local onde cresceram e viveram. 
2 -  Ás vezes o homem se apega a família. Por exemplo, o pai constitui a família com sua esposa, os filhos começam a crescer, então o pai começa a adquirir propriedades perto de casa, formando um espécie de condomínio familiar. É um apego que as pessoas tem. 
3 – Por vezes as pessoas se apegam a religião. Quando você convida para assistir um culto, elas dizem: - Olha, eu já tenho uma religião, estou satisfeito com ela. 
Todas estas situações são comuns e rotineiras. 
As nossas escolhas mostram onde está apegado o nosso coração. A história que lemos se assemelha muito aos nossos dias. 
Noemi, havia partido de Belém para Moabe, um povo vizinho a terra de Israel. Com o passar do tempo, seus filhos se casaram com 2 mulheres moabitas, Orfa e Rute. Isso se transcorreu em um período de 10 anos. 
Dado algum tempo, morreu Elimeleque(esposo de Noemi) e também seus dois filhos.
Orfa e Rute, estiveram com Noemi quase que durante todo este tempo. O cenário para aquelas 3 mulheres era o mesmo: A perda de um ente querido, (o companheiro). 
Mostrando que as mesmas coisas que vem sobre o servo, vem para o não servo, conforme cita o livro de Eclesiastes. 
Na nossa vida, sentimos falta de vários amores, alguns sofrem com a ausência do amor de um pai, de uma mãe, mas Noemi sabia, que o amor que jamais acaba, era o amor do seu Deus. Este não iria jamais faltar. 
Noemi então toma a decisão de voltar para Belém. Chama as suas noras e as despede. 
A palavra diz que elas se abraçaram e choraram.  
Poderíamos pensar que era o mesmo choro, o mesmo sentimento.  
Mas como dissemos, as nossas escolhas mostram onde está apegado o nosso coração.  
Orfa, decidiu ficar em Moabe, perto de seus pais e seguindo os seus deuses. Afinal, os moabitas eram politeístas, tinham vários deuses.  
Noemi, não constrangeu Orfa, mas a incentivou a tomar uma decisão, dando-lhe o livre arbítrio.  
Assim como Noemi, a igreja selada pelo ES coloca diante do homem uma situação: Ficar em Moabe ou ir para Belém.  
A igreja neste mês sairá a convidar os vizinhos, aqueles que convivem conosco já algum tempo, que passam por lutas iguais as nossas, as mesmas dificuldades. Alguns irão decidir conforme Orfa, apegados as coisas desta vida, aos amigos, aos seus deuses.  
É o poder de decisão que cada um tem. O choro de Orfa queria dizer: Olha obrigado por tudo até aqui, mas eu não irei contigo.  
Pessoas irão agradecer o convite, mas decidirão permanecer na mesma forma de vida.  
Mas havia também Rute. Esta, teve uma postura diferente em meio aquela triste situação. Rute se apegou a Noemi.  
Convivendo com Noemi, Rute aprendeu sobre as história dos Israelitas e ela sabia que na terra de Moabe, só Noemi tinha palavras que falavam de um Deus eterno! Em nenhum outro lugar, nenhuma outra pessoa poderia dizer o que Noemi dizia. 
 Noemi, diz a Rute que Orfa tinha ido e perguntou se ela não queria ir também. 
Isto nos lembra quando Jesus fez um discurso. A multidão ao seu redor se dispersou pois acharam muito duro aquele discurso. E Jesus faz uma pergunta parecida aos 12 apóstolos: “E vós quereis vos retirar também?” 
Pedro respondeu na hora: “Para quem iremos nós? Só tú tens a palavra de vida eterna. Porque temos visto e crido que tú és o Santo de Deus” 
Pedro havia convivido com Jesus e testemunhado tudo o que ele tinha feito. 
Há momentos em nossa vida, que passamos situações complicadas, mas nós sabemos que somente em Jesus, achamos a solução dos nossos problemas, somente ali há uma palavra revelada. 
A resposta de Rute para essa pergunta, foi decisiva e clara. Mostrou onde estava apegado o coração de Rute: 

Vers.16 

Aonde quer que fores irei – Rute não estava apegada a terra onde nasceu, mas queria caminhar com Noemi. 
Da mesma forma, a igreja fiel, não está apegada a este mundo, mas caminha em passos firmes em direção a eternidade. Não importando por onde tem que passar. Se o Sr. oriente uma convocação para o seminário, a igreja vai, se é uma evangelização a igreja fiel está lá. Onde quer que o Sr. oriente o fiel vai. Não se importa com a luta, coma dificuldade da caminhada, mas segue firme! 
Onde quer que pousares a noite, pousarei – Enquanto muitos dormem, Jesus intercede. A igreja fiel tem a mesma posição. Se é a madrugada as 
3hs da manhã o preço a ser pago, a igreja cumpre fielmente, se é uma serenata, lá estão os irmãos cantando e louvando ao Sr. 
O teu povo é o meu povo – Rute estava dizendo que não estava apega a sua família, tinha agora em Noemi a sua única família. 
Jesus disse aos seus “Qualquer que deixar pai, mãe, ou terra, ou mulher, por amor de mim, receberá 100 vezes mais e alcançará a vida eterna” 
A igreja fiel do Sr. um dia deixou a tradição, as coisas materiais para herdar a vida eterna. E nós somos testemunhas que temos recebido 100x mais tanto aqui quanto ao que está reservado na eternidade. 
O teu Deus, é o meu Deus – Rute estava dizendo que não estava apegada a sua religião nem queria saber dos deuses de Moabe, mas agora que conhecera o verdadeiro Deus, optou por servi-lo. 
A igreja fiel, não deixa subir em seu coração nada que substitua a Deus. Sempre Deus é a primazia em sua vida.
Rute mostrou que não estava apega as situações que citamos no início: Terra onde nasceu, a família e a religião. 
E por isto fez uma boa escolha.  
Decidiu ir com Noemi. 
Alguns dos nossos convites aos vizinhos serão aceitos e assim como Noemi a igreja tem a responsabilidade de acompanhar e mostrar o caminho a seguir para estas vidas.
Noemi passava por uma situação complicada e ainda tinha que cuidar de Rute. 
Talvez você meu irmão esteja passando por uma prova extremamente difícil. Mas o momento é de se posicionar como Rute, por mais difícil que seja. É o momento de apegar a Noemi. O momento de se apegar a igreja corpo de Cristo, pois o corpo é experiente assim como Noemi que havia passado por um período de fome, depois a perda do esposo e agora dos 2 filhos. A igreja corpo de Cristo sabe que a melhor forma de passar pela prova é estar nos cultos, se envolver com aquilo que o Sr. tem orientado.  
A recompensa é certa.
Rute posteriormente foi orientada por Noemi e casou-se com Boaz, o remidor da família de Noemi.Teve seu nome citado na genealogia, ou seja, na historia da vida de Jesus. 
Além das bençãos concedidas aqui para aquele que persevera, existe uma especial: o nome escrito no livro da vida. 
Não há recompensa melhor para aquele se posiciona. 
Ao passar pela luta, pense se é melhor ser como Orfa ou como Rute?


Diácono: Josenilson Félix

SOCIAL MEDIA


Wallace Oliveira Cruz

MARCADORES