Realizar a Obra na dependência do Senhor Jesus

00:00 0 Comments A+ a-


Texto: Lucas 10:4- “ Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas ; e a ninguém saudeis pelo  caminho.”

Introdução:

O homem a medida que vai mais adquirindo mais  conhecimentos, habilidades e riquezas. O mesmo vai se tornando cada vez mais independente em sua vida. Mas o servo de Deus quando mais conhece ao Senhor Jesus e o seu projeto de salvação se torna mais dependente. Por isso a Obra de Deus é realizada quando somos totalmente dependentes Dele. Ser dependente do Senhor é algo maravilhoso. Que traz ao nosso coração uma certeza que nunca seremos desamparados. A igreja fiel depende do amor, da graça e da misericórdia do nosso Deus diariamente.
Somos privilegiados porque o Senhor nos escolheu. Porque Deus não escolhe os capacitados, mas capacita todos os escolhidos para que possam realizarem  a sua obra. O chamado que o Senhor Jesus faz ao homem é para a realização de uma Grande Obra. E neste chamado para a salvação está inserida a nossa instrumentalidade para o seu serviço.
 Há dois momentos em que o Senhor Jesus envia dois grupos de seus discípulos para uma missão especial. Qual era essa missão especial é dizer que o reino de Deus estava próximo. No primeiro momento está registrado no evangelho de Mateus no capítulo 10 - onde o Senhor enviou os  12 apóstolos para levar as boas de salvação as cidades de Israel.No segundo momento é o texto em que lemos onde foram enviados 70 discípulos com a mesma missão. Levar as boas de Salvação as cidades de Israel.

Desenvolvimento:

É interessante observamos as instruções que foram dadas pelo o Senhor Jesus aos seus servos que mostram que a Obra só pode ser realizada quando somos dependentes de Deus.  E essas instruções que foram dadas aos 70 discípulos estão contidas tudo aquilo que precisamos para realizarmos a obra conforme o projeto de Deus.
Os 70 discípulos nos fala da igreja como Corpo de Cristo. A igreja fiel tem ouvido a voz do Senhor que nos direciona e nos orienta no realizar na Obra do Espírito.
Foram enviados de 2 em 2 discípulos mostram que o trabalho é feito na comunhão. Todo esse trabalho tinha como finalidade é de mostrar que o Senhor Jesus iria a essas cidades. Essa é a incumbência que recebemos do Senhor Jesus é de anunciarmos ao mundo em que em breve Jesus voltará.
O projeto de Deus é perfeito e não muda. As mesmas orientações que são dadas aos seus servos hoje para realizarmos a sua obra: 
Não leveis bolsa 
Uma das primeiras preocupações quando se pretende fazer uma viajem é sobre o que levar. O que vai ser preciso, aquilo que vou usar, quantos dias vou passar. Mas o interessante é que o Senhor Jesus fala aos discípulos aquilo que não era preciso levar. Os discípulos não questionaram nada.
O Senhor sabe todas as coisas. Aquilo que o Senhor Jesus nos orienta a deixarmos não vai fazer falta, pelo contrário essas coisas vão nos atrapalhar a nossa caminhada se levarmos conosco.
Bolsa = um saco de couro ou de seda, suspenso da cintura, era usado pelos viajantes e também pelos negociantes, trazendo estes últimos  nessa bolsa o seu dinheiro e os seus pesos.
A bolsa é aquilo que é pessoal. Que levamos conosco. Isso aponta para os nossos valores, idéias, pensamentos .
Com os valores humanos (vaidade, auto- suficiência, teimosia entre outros ) não realizamos a obra de Deus, precisamos sim dos valores eternos que estão estabelecidos no projeto de Deus.
Os valores do projeto de Deus que precisamos levar são: a fé, obediência, temor a Deus, humildade, gratidão, louvor entre outros valores que não podem faltar na vida naqueles que servem ao Senhor e estão realizando a sua obra.
Nem alforje
Alforje – um saco que os viajantes para levar dinheiro e mantimento e para a jornada.
Estamos em uma caminhada onde o Senhor Nosso Deus vai provendo tudo aquilo que necessitamos( paz, alegria, refrigério, vitórias entre outras bênçãos). Sejam elas necessidades físicas, materiais, emocionais e principalmente as espirituais. Onde não vai faltar o alimento para a nossa alma.
Temos Jesus é o tesouro. O nosso maior bem foi conquistado na cruz do calvário quando Jesus morreu em nosso lugar e nos garantiu uma eterna salvação.
nem alparcas ( sandálias )
Por que não podia levar alparcas( sandálias )?
Porque as sandálias nos fala do evangelho. “Evangelho” em grego quer dizer “boa notícia”. O projeto de Salvação é único. Já estamos calçados com o Evangelho da Paz.
O evangelho genuíno do Senhor Jesus precisamos viver este Evangelho que mudou as nossas vidas e nos deu a certeza de uma vida eterna.
 Efésios 6: 15- “ calçai os pés com a preparação do evangelho da paz.”
e a ninguém saudeis pelo  caminho.”
Porque não podia saudar a ninguém pelo o caminho? Nem os estranhos e nem os conhecidos. O costume da época era que as saudações eram demoradas. As pessoas levavam muitas horas conversando. Onde as conversas é sobre assuntos variados da vida.
Saudar alguém pelo o caminho representava:
Parar na caminhada;
A caminhada da salvação é dinâmica.
Não podemos parar porque há pressa da parte do Senhor para que o homem entenda o seu projeto de Salvação.
O que tem feito você parar na caminhada?
São familiares e colegas que ainda não conhecem;
São pensamentos do passado;
São as lutas (desemprego, enfermidades, crise financeiras, problemas no lar, etc.)
Lembre-se que aqueles que são dependentes do Senhor nada pode deter. Porque o Senhor é a nossa vitória.
O envolvimento pessoal;
São aquelas coisas que estão ao redor. Não deixar que o mundo influencie a nossa vida espiritual e venha a mudar os valores que um dia o Senhor colocou em nosso coração.
Mudar o foco da conversa.
Há muitos dentro do cristianismo que tem mudado a mensagem do evangelho e apresenta apenas o material, Jesus apenas para solucionar os problemas dessa vida e esquecem que a essência do Evangelho é Salvação.
O servo fiel não abre e nem muda a mensagem na qual o Senhor o confiou que é MARANATA = “ O SENHOR JESUS VEM”.


Conclusão:

A total dependência do Servo de Deus consiste em cumprir fielmente com o Projeto que foi estabelecido pelo o Senhor não podemos nem tirar e nem acrescentar nada. A orientação foi : “Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas ; e a ninguém saudeis pelo  caminho.” 
A única forma de realizar a obra de Deus é verdadeiramente é quando somos totalmente dependente Dele.


Diácono Josenilson 

AVISO: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).