PROCLAMANDO A VOLTA DO SENHOR JESUS!




"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida” -Apocalipse 22:17



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

As vitórias sobre os Gigantes Filisteus



Texto: I Samuel 17:40- Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.

“Estes quatro nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos”.
(2 Samuel 21:22)



Introdução:

A Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de revelações. Tudo que foi escrito traz para nós um ensino para as nossas vidas espirituais.
É interessante observamos que Davi pegou 5 pedras no ribeiro.

Se Davi só precisou de uma pedra para derrubar Golias, porque ele pegou 5?

Possíveis argumentos:
- Será que ele fez previsão de erros do tipo  “... se eu errar a 1ª, tenho mais 4...”?
(Se assim fosse com certeza ele pegaria muito mais de 5 pedras!)
- Será que ele se achou muito bom:  “- não é possível que em 5 eu não acerte, pois sou muito bom nisso!”
Resposta: Nenhum dos argumentos acima, pois a Bíblia não comporta suposições e tentativas; toda a Palavra de Deus é profética e revelada. Em cada fato há um ensino para nossa vida espiritual.

Desenvolvimento:

Por ser um homem segundo o coração de Deus, Davi foi movido pelo Espírito de Deus à pegar àquelas 5 pedras, mas nem mesmo Davi tinha consciência do porquê 5.Ele não calculou nada , simplesmente desceu ao ribeiro, pegou as pedras e foi ao campo de batalha.
1º Grande ensino: Onde Davi pegou as pedras?
PEDRAS = Simbolizam as armas espirituais  (“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” - 2 Coríntios 10:4)

Não foi no chão, mas no ribeiro, mostrando que as armas espirituais se alcançam na profundidade.

1ª Batalha = O  Gigante Golias
O texto bíblico dá ênfase ao tamanho e à força de Golias.
No campo espiritual representa a 1ª grande batalha à ser vencida; a batalha contra a CARNE.
Contra a carne se luta à distância: se Davi travasse uma luta corpo-a-corpo (técnicas de Jiu-jitsu , ou da arte marcial Israelense chamada Krav-magá) com certeza ele seria morto; primeiro porque ele não tinha treinamento militar,ao contrário de Golias, que era especialista em táticas de combate.
Tem coisas que a Bíblia nos orienta à fugir(I Cor.6:18 ;10:14; ITim.6:11).
Esse é o erro de muitos, pois acham que por terem um título, uma função, um cargo na Igreja, nunca irão cair, e se acham no direito de brincar com a carne, e acabaram se envolvendo em adultério, negócios ilícitos,etc...
Carne se vence de longe, é sem contato, é com jejum e oração.
O tempo passou, Davi cresceu... e chega o momento de profeticamente usar as outras 4 pedras:

Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou.” (2 Samuel 21:15)

Veio o esgotamento, e os filhos de Golias se levantam contra Davi.

Foram exatamente mais 4 gigantes:

1º GIGANTE_ ISBI-BENOBE

“E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre, e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi”( 2 Samuel 21:16)

O primeiro gigante que pelejou naquela guerra foi contra Davi objetivo é matar o rei.
O nome desse Gigante é Isbi- Benobe que significa “ habitantes nas alturas”.
O socorro veio de Abisai sobrinho , filho de Zeruia.

ABISAI significa “ Meu Pai existe”.Nos embates desta vida contra os gigantes que combate contra a nossa fé. A presença do Senhor real em nossas vidas e no garante a vitória.
A igreja preserva o Rei Jesus vivo no seu coração porque temos entendido que o socorro da parte do Senhor não tem faltado quando estamos integrado ao corpo de Cristo.


2º GIGANTE- SAFE

“E aconteceu depois disto que houve em Gobe ainda outra peleja contra os filisteus; então Sibecai, o husatita, feriu a Safe, que era dos filhos do gigante” ( 2 Samuel 21:18)

Logo após a vitória contra o primeiro gigante aconteceu outra peleja com o gigante safe. Na vida dos servo se levanta muitos gigantes que precisando ser derrotados.
Safe que significa Limiar. Esse foi derrotado por um valente de Davi chamado Sibecai que significa “ o senhor sustenta”. Diante das pelejas é o Senhor que nos sustenta e fortalece para termos vitórias.



3º GIGANTE- GOLIAS

 Esse tinha o mesmo nome do pai. “Houve mais outra peleja contra os filisteus em Gobe; e El-Hanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu Golias, o giteu, de cuja lança era a haste como órgão de tecelão” (2 Samuel 21:19)



O nome Golias significa “ exílo, solidão”. Esse é mais um gigante que precisa ser derrotado na vida do servo. Não queremos voltar para o exílio para a vida velha( mundo) e estarmos sozinhos deste mundo e sem a presença de Deus.
Quem venceu esse gigante foi Elanã que significa Deus é gracioso”. Servimos ao  Senhor que nos ama com um amor eterno e incondicional. Cada dia temos provado como o nosso Deus é gracioso é a maior prova foi ter enviado o seu filho unigênito Jesus para morreu em nosso lugar e nos dar a salvação.

4º GIGANTE- SEM NOME

6 dedos em cada mão e pé. “Houve ainda também outra peleja em Gate, onde estava um homem de alta estatura, que tinha em cada mão seis dedos, e em cada pé outros seis, vinte e quatro ao todo, e também este nascera do gigante” (2 Samuel 21:20).

O último gigante a ser vencido a Palavra não diz o seu nome. Mas mostra detalhes dele fisicamente onde demonstra certa deformidade, pois tinha 6 dedos nas mãos e nos pés.
Não podemos permitir que esse o gigante chamado razão deforme o nosso caráter de servo do Deus altíssimo.
Esse foi derrotado por Jônatas que significa “ O Senhor deu”. Não abrimos mãos de tudo que recebemos pela a graça de Deus, ou seja , a sua Salvação.

Conclusão:

Profeticamente, Davi usou as 5 pedras. Assim também amados irmãos as batalhas na vida do servo de Deus são constantes,por isso devemos encher nosso alforje (nosso coração) com as armas espirituais (através da  oração, louvor, jejum, busca ao Senhor pelas madrugadas, leitura e consulta à Palavra de Deus) para que assim,quando vier  a prova, teremos “pedra no alforje”.

Josenilson Félix

SOCIAL MEDIA


Wallace Oliveira Cruz

MARCADORES