A falta de pão no Egito

08:30 0 Comments A+ a-



VIERAM TODOS OS EGÍPCIOS A JOSÉ DIZENDO: DÁ-NOS PÃO...

Gênesis 47:15-17

“E acabando-se pois o dinheiro na terra do Egito, e na terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José dizendo: Dá-nos pão, porque morremos em tua presença? Porquanto o dinheiro nos falta”. 

INTRODUÇÃO 

A situação de fome enfrentada pelo Egito e por todas as terras ao redor naquele tempo, falava profeticamente da situação do mundo nestes últimos dias. Naquela época todos os recursos haviam se extinguido, e havia carência de alimento e fome em todas as terras. Somente José tinha pão. Todos os que quisessem permanecer vivos, tinham que ir a José, no Egito, pois só ele tinha pão.

DESENVOLVIMENTO 

Apesar de todo o desenvolvimento científico e tecnológico que o mundo tem alcançado, apesar de toda a cultura e ciência, o homem dos dias de hoje tem uma profunda fome interior. Essa fome não é física, mas espiritual; é uma fome da alma, fome de ouvir a Palavra de Deus, como profetizou Amós, dizendo: “Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor” – Amós 8: 11.

Naquele tempo o Egito era o país mais desenvolvido e culto dentre as nações existentes, mas quando a fome se abateu sobre todos, os recursos do Egito não foram suficientes para resolver a situação. Foi nesta ocasião que Deus levantou José para salvar os egípcios e todos os povos ao redor da morte certa pela fome, e ele recebeu o título de Zafenate-Panéia, que quer dizer “Salvador do Mundo”.

José é tipo do Senhor Jesus. Jesus veio ao mundo (Egito) e deu a sua vida na cruz por nós. Ele é o pão que se deu por nós para que tivéssemos vida eterna, para não morrermos de fome neste mundo.

Leia também Tipologia Bíblica

O mundo e a religião não têm os recursos necessários, nem o alimento para saciar a fome espiritual do homem. Só Jesus pode alimentar a alma faminta e suprir todas as suas necessidades, pois Ele é o “Pão da Vida”, o Pão Vivo que desceu dos céus para dar vida ao mundo.

CONCLUSÃO

Só José tinha pão no Egito. Só Jesus tem o alimento espiritual para salvar o homem, e evitar que morra neste mundo. Ele mesmo é o alimento, Ele é o Pão da Vida. 

Quando o homem descobre que Jesus tem o que a sua alma necessita, deve sair de onde está e buscar o Senhor, pedindo humildemente que o socorra. A partir daí o Senhor será a razão da sua vida, o Pão para sua vida espiritual, que será sustentada através da comunhão com o seu Corpo, isto é, com a sua Igreja. O Pão é partido no corpo e distribuído com todos, para que todos tenham vida eterna.

AVISO: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).