A cura de Ezequias

00:00 0 Comments A+ a-


II Reis 20: 1- 7

“Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amós, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás. Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo. E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. Acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim, e por amor do meu servo Davi. Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos e ponde-a sobre a úlcera; e ele sarará”.  

INTRODUÇÃO

O homem está debaixo de um juízo de morte e não percebe isso. Ele está vivendo sua vida totalmente alheio a essa realidade, voltado exclusivamente para as coisas desta vida e deste mundo, não levando em conta sua temporalidade e sem se preocupar com o que vai lhe acontecer depois da sua morte. Ele está doente mas não percebe a gravidade da sua enfermidade; ela o levará à morte eterna mas ele não se preocupa com isso, acha que pode viver da forma que quiser e que tudo nesta vida é normal.

DESENVOLVIMENTO 

·       Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte - Ezequias representa o homem que governa sua própria vida, e que está espiritualmente doente. Essa doença que acomete todo homem é o pecado na sua vida; é uma doença terrível, cujo salário é a morte, mas o homem não está preocupado com isso. Ele imagina que as coisas são assim mesmo. Ele pensa que tudo é normal.

·       O profeta Isaías, filho de Amós, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás – O homem só desperta para sua real situação quando o Espírito Santo revela isso ao seu coração. O Espírito Santo foi enviado para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16: 8). Quando Ele revela a verdade ao coração do homem, em seguida mostra sua necessidade de ordenar a sua casa (sua vida - principalmente sua vida espiritual), pois a Palavra diz que depois da morte, segue-se o juízo (Heb 9: 27).

·       Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor... e chorou muitíssimo – Quando o Espírito Santo fala ao coração do homem e lhe mostra sua situação, ele deve tomar um outro rumo na sua vida. Ele deve dar um giro de 180º na sua caminhada, voltando-se para o Senhor e clamando por sua misericórdia. O caminho normal do homem é em direção à morte, mas ele pode tomar a direção oposta, encaminhando-se para a vida eterna pelo Caminho que é o Senhor Jesus. Ele deve se humilhar, chorar aos seus pés, e pedir ao Senhor que perdoe seus pecados e lhe conceda vida eterna, pois não deseja morrer e viver eternamente em meio ao sofrimento.

·       E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei  - O homem precisa clamar ao Senhor enquanto há tempo (Isa 55: 6), enquanto o Espírito Santo ainda está na terra operando a Salvação, pois um dia Ele vai sair com a igreja fiel e para muitos será tarde demais. A Bíblia diz que há tempo para tudo debaixo do sol, mas o dia da salvação se chama hoje!

·       Acrescentarei aos teus dias quinze anos – Depois que o homem se volta para o Senhor, entregando sua vida nas suas mãos, ele é transformado em uma nova criatura e o Senhor lhe concede uma nova vida. Assim como Ezequias recebeu mais quinze anos de vida, o Senhor deseja dar uma vida nova a todos, uma vida trilhada nos seus caminhos e em comunhão com o seu Espírito. Nesta nova vida, o homem é liberto de todos os seus inimigos, pois o Senhor é quem lhe garante a vitória.

 CONCLUSÃO

·       Tomai uma pasta de figos e ponde-a sobre a úlcera; e ele sarará – Para que todas as Palavras do Senhor sejam cumpridas em benefício do homem doente e em vias de morte, é preciso que se coloque sobre a ferida causada pelo pecado, uma pasta de figos. A pasta de figos era usada para sarar feridas nos tempos bíblicos, e ela representa o Senhor Jesus (que era israelita – fruto de Israel – a figueira), o qual foi “ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados – Isa 53: 5.

Quando o homem se conscientiza da sua situação de pecador através do Espírito Santo, e se volta para Deus em atitude de humildade e reconhecendo os seus pecados, o Senhor também se volta para ele com Graça e Misericórdia, salvando sua vida e lhe concedendo uma vida nova através da Pessoa do seu Filho, o Senhor Jesus, que foi sacrificado para que gozássemos paz com Deus e vida eterna na sua presença.

AVISO: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).