Chibolete ou Sibolete?

09:21 0 Comments A+ a-



Juízes 12:6 - Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. 


A maneira de falar revela o embasamento e a história das pessoas e dos povos. Numa reunião de várias culturas, o sotaque indica a origem de cada um. No caso dos descendentes de Efraim, o sotaque lhes custou a vida: os gileaditas diziam – “Então diga Chibolete. Se ele (efraimita) dissesse Sibolete, sem conseguir pronunciar corretamente a palavra, prendiam-no e matavam-no” (Juízes 12:6).

O mundo sem Cristo se caracteriza por sua cultura desrespeitosa, imoral e mal-educada. Seu vocabulário e sua maneira de falar são sempre iguais, seja em casa, na escola, no trabalho. E agora invadindo nossas igrejas. O fato de que todo mundo está achando isso natural deveria ser preocupante. Porque “a boca fala do que está cheio o coração”.

Ao se referir à língua, ao nosso modo de falar bem como ao conteúdo do que falamos, Tiago declara com firmeza: “Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!” O único jeito de falarmos com a motivação certa é aprendendo a perceber as inspirações e orientações do Espírito Santo. Os discípulos, no julgamento de Jesus, foram reconhecidos pelo modo galileu de falar, pelo modo parecido com o de Cristo. Não é por acaso que João identificou Jesus Cristo como a palavra – Ele falava como o Senhor. Vale a pena nos identificarmos com o Cristo. O mundo precisa que falemos as coisas Dele.


AVISO: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).