A pedra

14:30 0 Comments A+ a-

Jesus, pois, comovendo-se outra vez, profundamente, foi ao sepulcro. E era uma gruta e tinha uma pedra posta sobre ela.

Disse Jesus:

- Tirai a pedra.

Marta, irmã do defunto, disse-lhe:

- Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias.

Respondeu-lhe Jesus:

- Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?


E ERA UMA GRUTA E TINHA UMA PEDRA POSTA SOBRE ELA.


Os sepulcros da época podiam ser grutas naturais, como a de Macpela, onde Abraão, Sara, Isaque, Rebeca, Jacó e Léia foram sepultados (Gn 49:31-33), ou cavernas escavadas na rocha, como era o túmulo do rico José de Arimatéia (Lc 23:53, Jo 19:41).


O funeral se dava assim: primeiro o cadáver era lavado e perfumado com uma mistura de mirra e aloés. Depois o rosto era envolto em lenços e o seu corpo todo era enrolado e amarrado com lençóis. Em seguida transportavam o cadáver até a gruta e o depositavam em um leito de pedra, esculpido no chão. Não era costume cobrir o defunto com terra, nem o trancar em caixões ou gavetas de cimento.i

Os familiares, ainda no interior da gruta, se despediam do morto, saíam e fechavam a entrada com uma grande pedra redonda (Mt 27:60). Esta pedra – parecida com uma enorme roda – corria sobre canaletas no chão, para facilitar as visitas dos familiares que, periodicamente, retornavam ao sepulcro. Nessas visitas, eles rolavam a pedra para o lado e entravam na gruta para rever o falecido e lançar mais perfumes sobre o cadáver.


TIRAI A PEDRA. Jesus poderia ter dado Ordem à pedra para que rolasse sozinha. E, com certeza, ela obedeceria. Afinal, um dia Ele tinha tido: “Se Tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para acolá, e ele há de passar. E nada vos será impossível” (Mt 17:20).


Esta seria a hora perfeita para Jesus demonstrar isso na prática e impressionar todos os que ali estavam. Se Ele tivesse dito “Pedra, saia daí!”, a pedra teria obedecido. Por que Ele não fez isso? Porque ressuscitar o defunto é a parte Dele. A nossa é tirar a pedra. Quando Ele disse “tirai a pedra”, é como se propusesse uma tarefa em conjunto: “Vamos ressuscitar o defunto?”. E nós, feito crianças, responderíamos: “Vamos!”. E Ele diria: “Então, vocês tiram a pedra e Eu levanto o morto”. Deus quer fazer maravilhas, mas com a participação fervorosa de Suas criaturas!


SENHOR, JÁ CHEIRA MAL, PORQUE ESTÁ MORTO HÁ QUASE QUATRO DIAS. Marta se opõe à retirada da pedra. Jesus declara que, se ela crer, verá a glória de Deus. Afinal, só move a pedra a pessoa que tiver a fé do tamanho de um grão de mostarda. Se Marta não tivesse tirado a pedra, ainda que Jesus pudesse fazê-lo, não teria operado o Seu mais impressionante sinal: ressuscitar um cadáver de quatro dias, já apodrecido e cheio de vermes!